Área de preservação recebe plantio de 300 mudas de árvores através de parceria entre a Prefeitura de Alto Araguaia e Sicredi

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

Uma Área de Preservação Permanente (APP) recebeu 300 mudas nativas do cerrado, visando resgatar o ecossistema local e recuperar a região que atravessa um processo erosivo. A ação desenvolvida em parceria entre a Prefeitura de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) e a Cooperativa Sicredi, foi realizada no Bairro Nossa Senhora Aparecida nesta quarta-feira (21).

Ao todo, 16 espécies compõem a área, entre elas ipês (do brejo, rosa, roxo, amarelo, branco e felpudo), jequitibá, cássia, guapuri, cedro, tarumã, araticum, embaúba, sangra d’água, ingá e pau viola. O plantio contou com apoio de servidores das Secretarias de Infraestrutura (SINTRAF) e Meio Ambiente (SEMAPA), Rotaracty Club, Empaer e colaboradores da cooperativa.

“Ao longo dos anos esta área formou uma erosão e temos a necessidade de estarmos recuperando. Após este processo, a gestão já visa no futuro um projeto para um bosque que será cercado e calçado. Quem ganha é o meio ambiente e a população”, explica o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, João Dias de Freitas.

De acordo com a gerente do Sicredi do município, Nagylla Coimbra, o plantio é uma ação extra do projeto Recuperando Nascentes, realizado anualmente pela cooperativa. “Estamos em busca de revitalizar mais uma área. Isso é vida e a nossa cidade, nós e o planeta precisa do meio ambiente. Estamos plantando para trilhar um caminho para as futuras gerações”, pontua.

“É fundamental que as pessoas tomem consciência e ajudem a preservar o meio ambiente, não poluir áreas jogando lixo e entulhos. O cuidado é dever de todos. Além das ações do município, empresas, instituições, as pessoas também precisam abraçar esta causa”, destaca o diretor de Meio Ambiente, Emílio Antônio Gomes.